24 de junho de 2009

Lombinhos de Porco com Puré de Abóbora

Estas duas semanas estão a ser muito complicadas e cansativas, reuniões e mais reuniões, por isso não tenho visitado os vossos cantinhos como gostaria...


Nesta zona usa-se muitas vezes a abóbora como acompanhamento, para mim foi uma novidade (na minha zona só é usada para os doces típicos de Natal) mas desde que provei, fiquei fã...

Ingredientes:
  • 1 lombinho de porco
  • cominhos q.b.
  • 6 cravinhos
  • 400 g de abóbora
  • 1 batata-doce grande
  • azeite q.b.
  • 1/2 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • flor de sal q.b.
Preparação:

1. Descascar e cortar em cubos a abóbora e a batata-doce. Cozer em água e sal.

2. Refoga-se a cebola, com o louro e adiciona-se a abóbora e a batata doce cozidas, junta-se cominhos a gosto. Refogue mais uns minutos

3. Tritura-se e rectificam-se temperos. (Reserve).

4. Mistura-se cominhos, alho em pedaços e azeite. Passam-se os lombos por esta mistura e deixa-se a marinar.

5. Numa frigideira, aquece-se um pouco mais de azeite e cora-se o lombinho às fatias. Temperam-se com flor de sal e estão prontos a servir.

Receita adaptada de Henrique Sá Pessoa

11 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

que óptimo aspecto!!!!!

bjkas

Smsn-artes e ideias disse...

que óptimo aspecto!!!!!

bjkas

Elvira disse...

Olá, conterrânea! :-)

Essa comidinha tem mesmo a minha cara. Os lombinhos de porco são uma das carnes que mais aprecio. E então, abóbora, gosto dela cozinhada de todas as maneiras.

Beijinhos.

Luisa Alexandra disse...

A primeira vez que vi servirem abóbora aos cubos com batata como acompanhamento fiquei estupefacta.
Também nunca a tinha comido em acompanhamento... mas a verdade é que sabe bem!
E realmente nesta região utiliza-se imenso, na minha terra natal também é só para os doces natalícios e compotas.
O teu puré está excelente, com uma cor muito atraente.
Parabéns!

argas disse...

Que delícia! Sem dúvida a experimentar! bjinho

Patyxa disse...

adorei tem um aspecto delicioso
beijo

♥ mesa para 4 disse...

Ficou com excelente aspecto :-)

Vânia Costa disse...

Deve ser excelente a abóbora como acompanhamento!
Pelo menos o aspecto é arrebatador!

Beijinho*

Abelha Maia disse...

O aspecto é mesmo tentador.
parabens.
bjss

Susana Almeida disse...

costumo fazer um puré de abobora que foi a minha mae que me ensinou, o nome que damos é papas de abobora! Fica delicioso... é um acompanhamento tipico da beira.
o teu puré deve ficar optimo!
bjs

Tangerina disse...

Olá Sónia,

Vi agradecer e retribuir a tua visita.
Não conhecia o teu blog mas gostei muito e com certeza vou voltar mais vezes :)

Sou um fã de abóbora por isso adorei o Puré!

Beijinhos,
Carlota

Enviar um comentário

Comente a sua opinião é importante para mim: